A Usuport realiza no dia 21 de novembro, em Salvador (BA), das 9h às 18h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), o 15º Encontro Anual de Usuários (EAU) e 1ª Conferência Nacional de Usuários dos Portos. O Encontro, que já se consolidou como um dos mais tradicionais do segmento, irá abordar o tema Brasil Competitivo – Portos, oportunidade em que também será feito um balanço do ano que se encerrará e avaliadas as perspectivas do setor para 2020. O objetivo é contribuir para uma ampla discussão e a busca de soluções que beneficiem o ambiente de negócios, aumentem a competitividade das empresas e da economia nacional.
O evento, gratuito e aberto ao público, contará com a presença de associados, representantes das empresas exportadoras e importadoras, donas de cargas usuárias dos portos, armazenadoras, despachantes aduaneiros, transportadoras, operadores logísticos, dirigentes de associações de classe, consultores, profissionais de logística, acadêmicos e representantes dos governos. Participarão dos debates representantes das seguintes entidades: CNA, ABIARROZ, ABIQUIM, APRA, CECAFÉ, CENTROROCHAS, CCCV, SINDIEX, SINDIROCHAS, SINDITABACO, USUPORT, USUPORT-RJ, USUPORT-SUL, entre outras.
O o 15º EAU conta com o patrocínio das empresas associadas Tronox, Bracell, Ferbasa, Dow, Graftech e Moraes de Castro, além do apoio institucional da Fundação Dom Cabral e FIEB.
PROGRAMAÇÃO
08h30 Recepção e credenciamento
09h00 Solenidade de abertura Antonio Rosalvo Filho, Presidente do Conselho Diretor da Usuport;
e representante do Foro Nacional de Usuários dos Portos
09h30 Palestra Magna: “Brasil mais produtivo e competitivo” Luiz Antonio Fayet, consultor de Infraestrutura e Logística da Confederação Nacional da Agricultura (CNA)
09h50 “Temas atuais no processo de modernização da Aduana Brasileira” Flávio José Passos Coelho,
auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, do Ministério da Economia.
10h10 “As oportunidades de investimentos nos portos da Bahia” Alex Sandro de Ávila,
diretor-presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia – Codeba.
10h30 “Privatização das Companhias Docas e ampliação da infraestrutura portuária” Fábio Lavor Teixeira,
diretor do Departamento de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, do Ministério da Infraestrutura.
10h50 Debates
12h20 Almoço
14h00 “Balanço de 2019 e as Perspectivas Logísticas para 2020” Paulo Roberto Batista Villa,
diretor-executivo da Usuport
14h20 “A experiência e soluções do CADE em práticas anticoncorrenciais pelos terminais de contêiner” Cristiane Albuquerque,
coordenadora-geral de análise antitruste do Conselho Administrativo de Defesa Econômica.
14h50 “Achados e Resultados nas Ações Governamentais” Marcelo Gonçalves,
diretor de portos da Secretaria de Portos e Ferrovias, do Tribunal de Contas da União.
15h10 “A evolução competitiva da infraestrutura de transportes no Brasil (rodovia, ferrovia e porto) e suas soluções” Paulo Resende,
gerente-executivo do Núcleo de Logística, Supply Chain e Infraestrutura da Fundação Dom Cabral
15h30 Debates
17h30 Encerramento
18h00 Coquetel
Fonte: Usuport