Cuidados no Transporte de Produtos Químicos Perigosos e Não Perigosos

0
  • Claudinei A. Ferreira   –   Quando pensamos no transporte de produtos químicos perigosos e não perigosos, devemos nos ater principalmente em atender alguns requisitos básicos pois são realizadas fiscalizações junto aos veículos que transportam produtos perigosos, por isso é importante salientar que quando ocorrem acidentes com produtos perigosos o custo despendido é enorme, com relação ao condutor envolvido, pessoas terceiras envolvidas, equipes de atendimento a emergência, destinação dos resíduos gerados, mortes, multas, imagem da transportadora e de seu cliente, impactos ambientais, visão negativa da empresa junto á sociedade, problemas com autoridades e custos com bens materiais.

Quando da fiscalizados alguns documentos do veículo e pessoais considerados obrigatórios serão solicitados como, certificado do Curso de Capacitação para o Veículo que Transporta Produtos Perigosos, antigo (MOPP) do motorista na CNH, Certificado de Inspeção de Produtos Perigosos (CIPP) para Tanques á Granel, ficha e envelope de emergência, simbologia adequada para transporte do produto, além dos equipamentos de proteção individual (EPI) e kit de emergência são obrigatórios.

É necessário que haja frequentemente inspeções nos veículos e nos equipamentos que fazem o transporte de produtos perigosos, pois à má conservação dos veículos é um dos principais fatores de multas e acidentes nas estradas. Deverá ser realizada uma inspeção visando condições dos pneus,  trincas no chassi, condições de freio, falta de parafusos e/ou parafusos soltos, porcas das rodas, vazamentos de óleo de motor ou diferencial, vazamento no tanque de combustível, condições elétrica do veículo entre outros. É importante verificar também os componentes obrigatórios de acordo com o determina a o Decreto 96044 de Produtos com relação aos  dos equipamentos de segurança (kits de emergência, entre outros itens obrigatórios).

É Claro que para como medidas preventivas deverão ser feitas como principais, o treinamento e capacitação do Condutor, para que o mesmo possa tomar o cuidado com os seguintes requisitos;

  • Documentação com dados sobre a classificação da carga,
  • kit de emergência e de EPi’s;
  • Ordem, arrumação e limpeza do veículo bem como caminhão em boas condições de manutenção;
  • Sinalização e placas indicativas  do produto á ser transportados;
  • Experiência, cursos especializados, responsabilidade e atenção são alguns dos requisitos básicos para um transporte seguro de produtos químicos, explosivos e combustíveis, entre outros. Diante desta situação, a realização de ações de prevenção, programas comportamentais, investimentos em renovação de frota, manutenção sistemática dos equipamentos e fiscalização ganham importância nesse tipo de transporte.

É importante salientar que a Lumac, tem qualificação e capacitação para execução de treinamento e qualificação dos colaboradores da empresa, além de implantar o Sistema de Avaliação em Segurança, Saúde , Meio Ambiente e Qualidade, bem como ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015, estamos á disposição para maiores esclarecimentos.

  • Claudinei A. Ferreira – LUMAC

 

 

Compartilhe.

Escreva um comentário