Daimler anuncia estreias mundiais de caminhões, ônibus e vans no IAA 2018

0

“Conduzindo o Amanhã” é o slogan do IAA 2018 – Salão de Veículos Comerciais de Hannover, que está sendo na Alemanha. E nenhuma empresa incorpora este tema melhor do que a Daimler. Sejam os veículos ou serviços da Daimler Trucks, Daimler Buses ou Mercedes-Benz Vans, o Grupo é pioneiro quando se trata de sistemas de propulsão ecologicamente corretos e que poupam recursos, tecnologias de segurança, condução autônoma, megatendência à digitalização e interconexão em redes, além de serviços digitais.

Isso está demonstrado na Daimler Trucks, por exemplo, com a estreia mundial do novo Mercedes-Benz Actros, juntamente com o eActros totalmente elétrico, o Actros NGT com propulsão a gás e o FUSO eCanter.

Na Daimler Buses, o foco está voltado para as estreias mundiais do ônibus elétrico eCitaro e de novos miniônibus, bem como dos novos modelos rodoviários da linha Mercedes-Benz Tourismo e do Setra TopClass S 531 DT.

Com seus sistemas de frenagem emergencial “Active Brake Assist 4/5” (assistência ativa de frenagem), “Preventive Brake Assist” (assistência preventiva de frenagem) para ônibus urbanos e “Sideguard Assist” (assistência de proteção lateral) para caminhões e ônibus, a Daimler está estabelecendo novamente a referência quando se trata de tecnologias de assistência e segurança para veículos comerciais, enquanto o “Active Drive Assist” (assistência ativa de condução) do novo Actros cria bases para a condução autônoma.

A nova Sprinter e a eSprinter totalmente elétrica atualmente representam a excelência em veículos comerciais leves. Já o conceito Vision URBANETIC proporciona a visão de um tipo de van totalmente inédito.

Com o Fleetboard, Uptime, Omniplus On ou Mercedes Pro, a digitalização e a interconexão em redes trouxeram serviços digitais revolucionários, que auxiliam no aumento da eficácia em custos operacionais.

No pavilhão “Daimler Hall”, o Grupo apresenta um universo de veículos comerciais, com a exposição de 64 modelos de caminhões, ônibus e vans, além de 7 veículos na área externa. A coleção é completa: além de modelos para os mercados europeus, a Daimler mostra seu alcance global em uma área denominada “Caminhões e Ônibus para o Mundo”, com veículos para mercados de exportação.

Daimler Trucks: o revolucionário Actros é a estrela do IAA

O novo Actros é a estrela entre todos os caminhões presentes no IAA. Em lugar dos espelhos externos convencionais, a “MirrorCam”, câmera espelho interna com numerosas funções, auxilia o motorista, além de aprimorar a aerodinâmica do veículo. O modo como os diferentes sistemas interagem dentro do “Active Drive Assist” cria as bases para a condução autônoma.

A nova função de detecção ativa de pista intervém com movimentos corretivos da direção, se necessário. O novo “Active Brake Assist 5” agora consegue também reagir com frenagem total emergencial se identificar risco para pedestres. Um elemento chave dos sistemas de assistência do novo Actros é o “Sideguard Assist”, introduzido com sucesso há dois anos.

O sistema de piloto automático preditivo do Actros, o “Predictive Powertrain Control”, agora reconhece cruzamentos e rotatórias. Isso permite que ele otimize o estilo de condução do motorista, mesmo em rotas sinuosas de longo percurso. Em conjunto com a “MirrorCam”, o novo modo “Economy+” do câmbio automatizado Powershift3 e uma nova relação do eixo traseiro, o consumo do novo Actros em estradas pode ser reduzido entre 3% e 5% em rotas de longo percurso.

Os controles também foram elevados a um nível inteiramente novo. Isso se aplica às telas da “MirrorCam” nas colunas A e especialmente para o novo “Cockpit Multimídia”. Seu núcleo é composto de duas telas coloridas posicionadas no centro. Em lugar do painel de instrumentos convencional com o velocímetro, conta-giros e mostrador do nível do combustível, o sistema apresenta uma tela plana principal, colorida, de alta resolução. A segunda tela, secundária, foi projetada em padrão touchscreen. A maioria das funções do caminhão pode ser controlada confortavelmente a partir dessa tela. Como aprimoramento do “Cockpit Multimídia”, a Mercedes-Benz Trucks oferece a interconexão em rede multimídia ainda mais poderosa e interativa, com mais funcionalidades.

A Mercedes-Benz está apresentando seu novo top de linha no IAA 2018 com o modelo especial “Edition 1”, produzido como edição limitada de 400 unidades, com opcionais que oferecem máximo conforto e segurança para o motorista.

Durante o desenvolvimento do novo Actros, os engenheiros da Mercedes-BenzTrucks também remodelaram o Arocs. Como resultado, quase todas as inovações do novo Actros estão disponíveis para o Arocs: A “MirrorCam”, o “Active Brake Assist 5”, o “Cockpit Multimídia” e o “Predictive Powertrain Control”.

Os novos recursos com relação ao sistema de condução são igualmente importantes. Tendo feito sua estreia dois anos atrás, também no IAA de Hannover, o eActros totalmente elétrico está agora – depois de extenso desenvolvimento – em operação real como parte de test-drives em clientes. Já o novo Actros NGT a gás marca o início de mais um novo capítulo dos veículos com baixas emissões na Mercedes-Benz Trucks.

Essa é uma área em que a FUSO já tradicionalmente se destaca. O eCanter totalmente elétrico, por exemplo, é o primeiro caminhão dessa natureza a ser produzido em série. Além disso, o caminhão pesado totalmente elétrico E-FUSO Vision One proporciona uma visão do futuro.

Tão revolucionários quanto seus caminhões são também os serviços da Daimler Trucks. O serviço preventivo Uptime, com monitoramento em tempo real de todas as funções principais do veículo, foi aprimorado e ampliado. Agora ele consegue também controlar algumas das funções do semirreboque. A partir de 2019, o Service 24h irá oferecer monitoramento em tempo real de panes e também serviços de rastreamento da situação dos reparos.

No IAA, a Fleetboard, subsidiária da Daimler, líder de mercado entre os provedores de serviços de telemática, apresenta o seu novo e reorganizado Fleetboard Cockpit, desenvolvido em parceria com clientes. A unidade está colocando agora os seus serviços na nuvem, com as primeiras empresas já percebendo o benefício.

A Fleetboard também demonstra no evento o “Fleetboard Driver App”, uma plataforma de comunicação para motoristas de caminhão, e o “Fleetboard Fuel Loss”, serviço que relata qualquer irregularidade que possa ocorrer entre os dados de consumo de combustível e os de reabastecimento.

Daimler Buses: estreias mundiais que vão do Citaro a serviços

A Daimler Buses também faz estreias mundiais no IAA 2018. O grande destaque é o novo e totalmente elétrico eCitaro, que leva a mobilidade elétrica dos ônibus urbanos a um nível superior, oferecendo um padrão impressionante de eficiência energética, graças a uma série de avançados componentes.

O eCitaro marca o início de uma iniciativa inovadora de mobilidade elétrica, porque, em conjunto com esse lançamento mundial, a Daimler Buses está apresentando um claro cronograma para o trem de força dos ônibus urbanos de um futuro muito próximo. O novo eCitaro já está sendo usado em cerca de 30% das operações de ônibus urbanos. Com a próxima geração de baterias “solid state” e com célula de combustível para maior autonomia, essa proporção aumentará para perto de 100% dentro de poucos anos. O design do eCitaro também merece destaque pelo modo como leva a aparência do campeão de vendas Citaro a avançar rumo ao futuro.

O eCitaro é parte integrante do conceito eMobility da Daimler Buses. Este sistema apoia os operadores de transporte em tudo, oferecendo serviços de consultoria, sistema de gestão de carga inteligente e treinamento de seus funcionários. O eMobility e o eCitaro ajudam assim a abrir caminho para a mobilidade elétrica em ônibus nas cidades.

A nova Sprinter dá as bases de uma nova geração de mini ônibus de sucesso. Ela é formada pelas séries dos modelos Sprinter City, Sprinter Transfer, Sprinter Mobility e Sprinter Travel, que serão lançadas uma após a outra. A Sprinter City 75 desempenha um papel de destaque: graças ao seu entre-eixos ampliado, este ônibus urbano compacto proporciona uma plataforma ampla de piso baixo. O exclusivo eixo traseiro robusto contribui de modo importante para a alta capacidade de transporte de passageiros.

O espetacular ônibus de dois andares Setra TopClass S 531 DT estabelece padrões em sua categoria e igualmente celebra sua estreia no IAA. Além do design impressionante, se destaca como solução ideal quanto à aerodinâmica e à eficiência no consumo de combustível, com máxima variabilidade, conforto e segurança. Esse ônibus Setra é indicado para rotas turísticas ou em serviço regular, apresentando uma gama excepcional de equipamentos de segurança de série, desde o novo “Active Brake Assist 4” até o sistema de extintor de incêndio.

Também disponível para ser visto pela primeira vez no IAA está o ônibus rodoviário de piso alto Tourismo da Mercedes-Benz, sucessor primoroso do campeão de vendas da categoria na Europa. A eficiência econômica, conforto de viagem e segurança superior do Tourismo são impressionantes.

Com a introdução de novos sistemas de assistência, a Mercedes Benz e a Setra estão novamente estabelecendo padrões para os ônibus urbanos e rodoviários em termos de segurança ativa. O “Active Brake Assist 4” para os ônibus de turismo é o primeiro sistema de frenagem emergencial que também freia para pedestres. Ele se tornará equipamento de série nos ônibus rodoviários da MercedesBenz e da Setra em 2019.

O “Preventive Brake Assist” é o primeiro sistema ativo de assistência de frenagem para ônibus urbanos. Por sua vez, o “Sideguard Assist” para os ônibus urbanos e rodoviários consegue alertar sobre a presença de pedestres, ciclistas e obstáculos parados quando se está fazendo curvas. Esse sistema está disponível para todos os ônibus urbanos e rodoviários da Mercedes Benz e da Setra.

Os serviços para ônibus urbanos e rodoviários se tornam digitais com o “Omniplus On”, abrindo uma gama inteira de novas possibilidades graças à conectividade. Os serviços digitais são agrupados de maneira estruturada no portal da internet. O “Omniplus On advance” garante máxima disponibilidade da frota para os operadores de transporte por ônibus, por exemplo, com o serviço “Omniplus Uptime” para monitorar os sistemas relevantes do veículo em tempo real. O “Omniplus On monitor” combina os serviços de telemática para gerenciamento eficiente de frota. Por sua vez, o “Omniplus On drive” garante a comunicação entre o motorista e a empresa e ajuda o condutor com a inspeção diária necessária. O “Omniplus On commerce” permite que as empresas de ônibus façam compras rápidas a qualquer hora do dia ou da noite, como de peças de reposição.

Mercedes-Benz Vans: a nova Sprinter, serviços digitais e “conversas sobre o futuro”

Sprinter, Vito, Citan e X-Class – A Mercedes-Benz Vans é a fornecedora de um portfólio completo quando se trata de veículos comerciais leves. O foco deste ano no IAA está voltado à nova Sprinter, a campeã de vendas entre os modelos de grande porte.

Com sua van de passageiros, o furgão e o chassi, com tração nas rodas dianteiras, nas traseiras ou em todas as rodas, motor diesel de baixas emissões, totalmente elétricos ou como na Sprinter F-CELL Conceito, com propulsão por célula de combustível, a linha Sprinter responde a todas as perguntas de hoje e do amanhã. Desde o design atraente, novos sistemas de segurança e assistência e interconexão em rede como item de série, até um cockpit totalmente novo, com sistema de informações e entretenimento avançados, a Sprinter continua ampliando seu papel de líder da categoria.

Enquanto isso, o espetacular estudo de design “Vision URBANETIC” sinaliza como serão as vans no futuro, tendo como base um chassi de condução autônoma totalmente elétrico, com design surpreendentemente inovador. Com carrocerias intercambiáveis para o transporte de bens ou de passageiros, essa van compreende ampla gama de aplicações no contexto urbano, dependendo do dia da semana, hora da operação e dos requisitos individuais. O resultado é uma frota de condução autônoma eficientemente adaptada às atuais necessidades de mobilidade. A meta ambiciosa é transportar mais pessoas e bens com menos veículos.

O presente, porém, não está sendo negligenciado na Mercedes-Benz. No estande da marca, a nova Sprinter está ao lado do Vito, Classe V, Citan e Classe X, que está estreando no IAA. A peculiaridade de destaque do Vito é um sistema de informações e entretenimento com touchscreen e sistema de navegação integrado. O caráter dinâmico do veículo é enfatizado pela linha de equipamentos esportivos opcionais “Vito Line Sport”, com ampla gama de recursos atrativos.

A Mercedes-Benz Vans evoluiu de pura fabricante de veículos, se tornando fornecedora de soluções completas de mobilidade. Na condução desse processo está a iniciativa estratégica adVANce, que foca soluções futuras orientadas aos clientes para o setor de transporte e logística.

Como decorrência dessa iniciativa, o pilar “Digital@Vans” reúne todas as atividades que permitirão à van e ao motorista ficarem interconectados em rede por meio de aplicativos e serviços. O “Solutions@Vans” usa equipamentos adicionais e acessórios para otimizar a maneira em que o compartimento de carga é usado. O “Rental@Vans” oferece desde locação de veículos individuais a soluções específicas para o setor, visando atender os picos de encomendas dos clientes. O “Sharing@Vans” foi estabelecido para introduzir sistemas de mobilidade sob demanda por toda a Europa através da joint venture ViaVan.

A Mercedes-Benz também está mostrando muito mais no IAA 2018. Os visitantes podem ver soluções para o compartimento de carga digitalizado, equipamentos para o compartilhamento de veículos, logística simplificada e eficiente de materiais e gerenciamento de frota que combina a gestão de funções e a tarefa do motorista. Como parte do “New Mobility World”, a marca está mostrando o trabalho atual em andamento no projeto Vans & Drones com a nova Sprinter.

A unidade de Vans está levando à frente a eletrificação de suas séries de modelos comerciais, com base no conceito “eDrive@VANs”. As entregas do novo eVito a clientes terão início no outono de 2018 na Europa. A eSprinter chegará em 2019. Contudo, o “eDrive@VANs” também inclui um sistema abrangente customizado para uma frota específica de veículos, não meramente sua eletrificação. Isso cobre, por exemplo, orientação sobre a seleção de veículos, suporte com relação às ferramentas, como o “eVAN Ready App” e uma visão geral integrada do custo total de propriedade (TCO), além da análise e orientação para a infraestrutura de recarga de baterias nas instalações do cliente.

Além disso, a Mercedes-Benz Vans está proporcionando uma visão do futuro da mobilidade livre de emissões com o Conceito Sprinter F-CELL, mostrando como as vantagens de um tempo curto de recarga, um sistema de peso leve e a ampla autonomia com a célula de combustível podem ser combinados com êxito.

A ampla gama dos serviços foi agrupada pela Mercedes-Benz Vans sob a marca “Mercedes PRO”, que utiliza conectividade e soluções de frota para assegurar transparência dos dados e permitir que ele seja usado com ainda mais eficiência.

No IAA, a Mercedes-Benz Vans está convidando os visitantes à plataforma de discussão diária chamada “Conversas sobre o futuro”. Especialistas abordam as tendências do transporte e logística, digitalização, conceitos de compartilhamento de veículos e soluções inovadoras de entregas, além de outros temas.

  • Clique aquie veja mais opções de fotos e vídeos
  • Fonte: Daimler
Compartilhe.

Escreva um comentário