Caminhos e soluções para melhorias na gestão urbana

0

Especialistas em trânsito e empresas do setor discutem o futuro da mobilidade urbana

Cada vez mais, as cidades têm buscado rever conceitos ligados à sustentabilidade e questões relacionadas ao planejamento urbano. Com o apoio das inovações tecnológicas, é possível ter uma melhor qualidade de vida nos centros urbanos. Por isso, a Pumatronix, que investe em pesquisa e desenvolvimento de soluções que visam melhorar o tráfego, a segurança e a mobilidade das cidades, participou nesta quarta-feira (12) do workshop Mobilidade e Futuro, em São José dos Campos.

Na oportunidade, o CEO da empresa, Sylvio Calixto, ministrou a palestra “The Power of Edge Computing – ITS Applications”, com foco na necessidade de coleta e geração de dados para realizar planejamentos mais efetivos, seja para o segmento de mobilidade urbana ou para o setor de segurança pública.

“Registrar imagens com qualidade e eficiência, processar na borda para diminuir custos de infraestrutura e ganhar velocidade, além de ter a possibilidade de transmitir os dados utilizando várias opções de comunicação: esses são os três principais pilares para disponibilizar as informações em tempo real”, explica o CEO da Pumatronix, que também citou alguns cases que utilizam as tecnologias da empresa.

Soluções em ITS contribuem para melhorar a mobilidade urbana

A fim de contribuir com o desafio global de melhorar a mobilidade nos grandes centros urbanos, o evento trouxe as mais recentes discussões mundiais sobre o assunto, além de experiências do Brasil nessa área e em soluções em ITS (Intelligent Transportation System).

Entre os dados que podem ser integrados estão os coletados por semáforos, radares, aplicativos de transporte e rastreadores de veículos de frota, como os da polícia e da guarda municipal. Com um sistema integrado, é possível prever e equalizar congestionamentos, impactos causados por enchentes e acidentes, além de melhorar a fluidez no trânsito.

O workshop foi realizado em conjunto pela Pumatronix, Armis ITS, Sentran, Trafeg e Innovia. O evento também contou com apoio da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, MobLab – StartUp São José e Ipplan.

Sobre a empresa – A Pumatronix é uma empresa brasileira de alta tecnologia que fabrica e desenvolve soluções para ITS (Intelligent Transportation Systems) de alta acuracidade na captação e processamento de imagens. Os constantes investimentos em pesquisa e desenvolvimento resultam em um portfólio de produtos eficientes que visam facilitar a gestão do tráfego urbano e rodoviário. Desta forma, a companhia contribui para a modernização das cidades inteligentes e mobilidade urbana.

Fonte: Pumatronix

Compartilhe.

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.