Cinco orientações para uma logística eficiente

0

Fundamental para o sucesso dos negócios, a área logística deve contar com um planejamento estratégico. Confira dicas do diretor comercial e de negócios da Intecom Logística, Marcelo Florio

Um planejamento assertivo e que contemple todas as etapas da cadeia logística de uma empresa é fator determinante para a maximização dos lucros. “A gestão eficaz da logística é fundamental para a sustentabilidade dos negócios e influencia diretamente na satisfação dos parceiros e clientes e nos resultados finais. Empresas que dão atenção a esse aspecto só têm a ganhar”, afirma Marcelo Florio, diretor comercial e de negócios da Intecom Logística.

A Intecom Logística é um integrador logístico com mais de 15 anos de expertise em distribuição, armazenagem e estratégia em toda a cadeia de suprimentos, que trabalha com a metodologia de otimização da rede logística, para levar eficiência aos clientes, a um custo competitivo.

Por isso, para ajudar a sua empresa a dar os passos certos e a conquistar resultados significativos, Florio elencou as principais premissas para o sucesso desta área. Confira:

1 – Trabalhe para ter um nível de serviço elevado

Uma das principais métricas que mensuram e atestam a eficiência da operação logística é o nível de serviço, ou seja, a capacidade de cumprir prazos e entregar exatamente no momento acordado. Empresas que possuem esse índice elevado têm a capacidade de satisfazer e até mesmo fidelizar os clientes. Neste sentido, o nível de serviço prestado pela Intecom Logística está em patamares superiores à média do mercado.

2 – Detenha um time de profissionais qualificados

Ter uma equipe de logística capacitada, com expertise na área, é fundamental para alcançar resultados significativos. Se você atua com uma equipe despreparada, chegou a hora de proporcionar o treinamento adequado aos profissionais da equipe logística para que atuem com qualidade e se atualizem sobre os principais processos, inovações e tendências deste segmento.

3 – Utilize tecnologia de ponta

O uso de recursos tecnológicos é fundamental em logística, área que trabalha sempre pautada em eficiência. Por isso, muitos processos manuais se mostram ineficientes. A tecnologia possibilita o acompanhamento em tempo real de todas as etapas da cadeia envolvida, desde o produto estocado até a entrega ao cliente final.

Por meio de suportes tecnológicos de última geração, cada etapa da armazenagem e distribuição da carga pode ser acompanhada pela Intecom Logística. Desta forma, as mais modernas ferramentas suprem os clientes de informações estratégicas para a tomada de decisão.

4 – Estime o estoque certo

Dimensionar o estoque adequado é um ponto importante para não ter custos logísticos desnecessários, que podem impactar no preço dos produtos. Um acervo muito pequeno pode deixar clientes na mão, no entanto, um estoque amplo parado em seu armazém pode gerar gastos desnecessários. Pesquise o mercado, verifique a demanda de clientes e faça uma previsão sobre a quantidade ideal de itens para o seu estoque, controlando-o de forma eficiente.

5 – Planeje cada uma das etapas

De que adianta ter um planejamento se o mesmo possui falhas? Um plano logístico  deve contemplar e mapear todas as etapas do processo, desde a armazenagem, até a entrega da carga ao lojista ou consumidor final. Esse planejamento, segundo Florio, deve estar focado, acima de tudo, em eficiência (dimensionando o estoque e apontando rotas eficazes para a entrega) e controle de custos.

Sobre a Intecom Logística

Fundada em 2001 para atender clientes de todo o Brasil, a Intecom é uma empresa dedicada à excelência na gestão, armazenagem e distribuição de produtos. Com mais de 350 colaboradores diretos e mais de 700 indiretos, realiza, em média, 200 mil entregas e chega a distribuir mais de 200 mil toneladas de cargas anualmente. Em seu portfólio de clientes estão diversas empresas de setores como varejo alimentar, indústria automobilística, fármacos e cosméticos, entre outros.

A Intecom Logística possui capilaridade nacional a partir de seus armazéns localizados nas cidades de Betim e Extrema (MG), Barueri e Cajamar (SP), que atendem a clientes de todas as regiões do País, além de João Pessoa (PB), atendendo ao Norte e Nordeste.

Fonte: Intecom Logística

Compartilhe.

Escreva um comentário