Daimler apresenta inovações tecnológicas e novos modelos de ônibus Mercedes-Benz

0
  • Sob o mote “Shaping the NOW&NEXT”, Companhia líder de mercado lançou novidades em evento mundial
  • Novo articulado eCitaro G totalmente elétrico estreia as inovadoras baterias de estado sólido, assegurando autonomia, emissões zero e pioneirismo tecnológico
  • Novo Intouro é o primeiro ônibus a contar, como itens opcionais, com o Assistente Ativo de Frenagem 5 (Active Brake Assist – ABA 5) e o Assistente de Proteção Lateral (Side Guard Assist)
  • Clique aqui e veja o vídeo com todos os detalhes do eCitaro G articulado

Com base no mote “Shaping the NOW&NEXT”, a Daimler apresentou em evento mundial online nesta semana, direto da Alemanha, lançamentos e novidades tecnológicas ligados a caminhões e ônibus Mercedes-Benz. As inovações para ônibus, que chegam a princípio no mercado europeu, acentuam a posição de liderança da marca nesse segmento. Os avanços concentram-se especialmente na compatibilidade ambiental, segurança, economia e conforto. Como exemplo, o novo ônibus articulado elétrico eCitaro G com as revolucionárias baterias de estado sólido representa uma conquista pioneira na engenharia automotiva no que se refere à tecnologia para ônibus elétricos. Já o novo Intouro, para linhas intermunicipais e outras aplicações, assegura mais versatilidade de uso e novos padrões de eficiência quanto à economia e segurança, com os seus sistemas de assistência inovadores.

Novo articulado eCitaro G – emissões zero e pioneirismo tecnológico

Com o eCitaro G, a Mercedes-Benz faz uma estreia mundial dupla: o lançamento do novo ônibus articulado elétrico e também das inovadoras baterias de estado sólido, item opcional para o modelo. Com esse conceito, a Mercedes-Benz assume a liderança tecnológica no segmento de ônibus e na engenharia automotiva mundial.

Assim, a marca continua avançando sistematicamente na eletrificação dos ônibus urbanos, que se destacam por zero emissões. O novo eCitaro G de 18,13 metros de comprimento é ideal para operações no tráfego intenso das cidades e em rotas com grande um número de passageiros, ou seja, o veículo se apresenta como um fator importante para a melhoria da mobilidade e da qualidade de vida no transporte urbano.

Tanto o articulado eCitaro G quanto o ônibus urbano convencional eCitaro atendem às demandas das empresas de transportes, que avançam de forma consistente no rumo da mobilidade elétrica. As baterias de série desses modelos oferecem uma potência de até 150 kW.

Potentes e duráveis – as novas baterias de estado sólido do eCitaro

O novo eCitaro G é o primeiro ônibus urbano do mundo de sua categoria que pode ser equipado, opcionalmente, com baterias de estado sólido. Elas possuem alta densidade de energia – cerca de 25% a mais do que a próxima geração das baterias tradicionais de lítio-íon e com uma capacidade de 441 kWh, asseguram autonomia de até 220 quilômetros em condições favoráveis de velocidade, topografia e clima. No inverno, com a função de aquecimento, a autonomia é de 170 quilômetros.

Outra importante vantagem das baterias de estado sólido é sua longa vida útil. Dessa forma, o eCitaro e o eCitaro G, com essa tecnologia, recebem uma garantia de até dez anos ou uma produção de energia de até 280 MWh por conjunto de baterias.

Versáteis, econômicos e seguros – os novos ônibus Intouro

Com base no DNA da marca Mercedes-Benz, o novo Intouro oferece um nível de segurança sem igual no seu segmento. Este é o primeiro ônibus a apresentar, como item opcional, o exclusivo Assistente Ativo de Frenagem 5 (Active Brake Assist – ABA 5), um marco na evolução da segurança ativa em veículos comerciais. Pela primeira vez, o ABA 5 opera com um sistema combinado de radares e câmeras, podendo executar automaticamente uma manobra de frenagem completa, até parar completamente o veículo, evitando assim, o impacto com um obstáculo estático ou em movimento e também com pedestres.

Outro item opcional de destaque entre as novas tecnologias de segurança do Intouro é o Assistente de Proteção Lateral (Side Guard Assist), um sistema de assistência por radar que identifica pedestres durante as curvas. Ele auxilia o motorista principalmente em áreas urbanas e oferece proteção aos usuários mais vulneráveis da via, como pedestres e ciclistas.

Com uma ampla versatilidade de uso, novos padrões de eficiência ligados à economia e segurança e com sistemas de assistência inovadores, os ônibus Mercedes-Benz da linha Intouro elevam ainda mais o nível de qualidade no transporte de passageiros. Seu portfólio oferece uma grande quantidade de versões para operações intermunicipais, serviços de turismo, escolar e fretamento.

Fonte: Mercedes-Benz

Compartilhe.

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.