Denatran lança aplicativo de fiscalização

0

Destinada exclusivamente aos agentes de trânsito, solução torna mais fácil obter informações sobre veículos e motoristas

Um novo aplicativo desenvolvido pelo Serpro vai tornar mais fácil a atuação de agentes dos órgãos de trânsito brasileiros e contribuir para a redução de ocorrência de fraudes. O “Fiscalização Denatran” vai fazer a leitura dos QR Codes da Placa Mercosul, além da CNH e CRLV digitais. Mas o maior diferencial é a possibilidade de consultas de informações online, como indicadores de roubo e furto, restrições judiciais e administrativas do veículo ou mesmo o histórico da placa. O app foi lançado ontem, 11, e está disponível para os órgãos fiscalizadores gratuitamente.

“Isso facilita muito o processo de fiscalização do agente de trânsito, o que acaba por contribuir para uma maior segurança do cidadão brasileiro”, afirma o ministro das Cidades, Alexandre Baldy. O ministro ressalta que o “Fiscalização Denatran” será disponibilizado, sem custo, para os órgãos de fiscalização de trânsito, que deverão utilizar seus certificados digitais e fazer, no Portal de Serviços do Denatran, o cadastramento dos usuários. Além disso, os agentes de trânsito devem fazer a vinculação dos dispositivos móveis que serão utilizados. Não existe a possibilidade de utilização do aplicativo sem o cadastro como agente de trânsito.

Na avaliação da diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães, o aplicativo possui um nível bastante alto de segurança. “Isso acontece porque todas as informações do tráfego em rede são criptografadas”, explica. Além disso, para o acesso, é necessário algo que somente o órgão fiscalizador possui (um dispositivo previamente vinculado), mais algo que somente o usuário sabe (a senha) e, ainda, um cadastramento prévio feito por um outro usuário de nível especial, que é detentor de um certificado digital ICP-Brasil.

O “Fiscalização Denatran” acessa informações online a partir da base de dados nacionais do Renach (condutores), Renavam (veículos) e Renainf (infrações). Além de informações detalhadas sobre a situação atual do veículo, é possível saber se a CNH do motorista se encontra suspensa, cassada ou bloqueada e, ainda, se a placa do veículo foi clonada.

Passo a passo

Para obter acesso é necessário:

1- Cadastrar-se no Portal de Serviços do Denatran

2- Baixar o aplicativo

3- Informar para o Cadastrador do Órgão Público em que esteja lotado:

3.1 O Device Id (identificador do dispositivo) disponível no aplicativo;

3.2 Seus dados (CPF, e-mail, nome completo, matrícula).

Somente após a confirmação realizada pelo cadastrador, será possível utilizar o usuário (CPF) e senha do Portal de Serviços do Denatran nos dispositivos vinculados ao seu Órgão Público de Lotação.

Fonte: Imprensa SERPRO

Compartilhe.

Escreva um comentário