Desafio de Brigadas de Incêndio Raízen chega à sua etapa final neste domingo (19/11), em Paulínia (SP)

0

Torneio tem por finalidade aprimorar os conhecimentos técnicos das equipes de resposta às emergências

Depois de quatro meses de uma agenda composta de três fases, o Desafio de Brigadas de Incêndio Raízen chega à sua etapa final neste domingo (19/11), em Paulínia (SP). A prova simula um cenário real de operações de carregamento e descarga de combustível com Caminhão-Tanque em Plataforma Operacional, com emergências envolvendo derrame de produto, incêndio e resgate de vítima.

A Raízen apresenta o Desafio de Brigadas como forma de aprimorar os conhecimentos técnicos das equipes de resposta às emergências, incentivar a integração das equipes de todo o País – por meio da troca de experiências com outros Terminais e Aeroportos -, valorizar e reconhecer as funções dos brigadistas contribuindo para a difusão da cultura prevencionista. O propósito é melhorar a eficiência das equipes, otimizando os resultados do atendimento em uma emergência. Neste ano, o Centro de Treinamento Multimodal da Suatrans (Paulínia-SP) foi escolhido para sediar as provas finais do desafio, que ocorre entre 8h e 14h. O local é o maior Centro de Treinamento Multimodal de Resposta a Emergências da América Latina.

“Este é o terceiro ano que promovemos esse evento, e nossa grande evolução foi que a cada ano temos mais participantes, e isso só foi possível porque a gente entendeu que a competição gerada entre os Brigadistas traz um ganho muito significativo para o nosso dia-a-dia de trabalho”, comenta Davi Araújo, gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) da Raízen.

Na plateia estarão funcionários da Raízen e familiares dos participantes. O primeiro colocado leva, além do troféu e do Kit Especial do Desafio, um valor em dinheiro para a organização de uma confraternização de todos os funcionários da instalação vitoriosa.

A Suatrans foi a empresa especialista em atendimento a emergências contratada para prestar o suporte e consultoria na elaboração, desenvolvimento e avaliação das provas aplicadas. Segundo Cesar Torrieli, Gerente de Treinamentos da Suatrans, “as provas foram desenvolvidas por especialistas visando a aplicação de cenários e situações recorrentes na rotina dessas equipes, dessa forma, foi possível realizar treinamentos de qualidade considerando todos os aspectos de segurança que envolvem os atendimentos emergenciais”.

Conheça os finalistas:

Terminal de Brasília; Terminal de Esteio; Terminal de Fortaleza; Terminal de São José dos Campos; Aeroporto do Galeão; Aeroporto de Porto Alegre; Aeroporto de Santos Dumont.

O Desafio da Brigada tem alcançado resultados surpreendentes, ao longo dessa jornada 63 equipes participaram, sendo um total de 227 Brigadistas que através de seu próprio exemplo, contribuem dia-a-dia para a segurança de todos. A expectativa para o ano que vem é aumentar ainda mais o número de participantes nas provas finais.

Sobre a Raízen

A Raízen (licenciada da marca Shell no Brasil) se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, produz 4,2 milhões de toneladas de açúcar anualmente e 4,7 milhões de toneladas são comercializadas. A companhia também tem 940 MW de capacidade instalada de produção de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar e a empresa comercializa anualmente 2.8 TWh de energia elétrica. A Raízen também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do Estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

Está presente em 70 bases de atendimento emergencial e de soluções na prevenção e mitigação de acidentes com produtos perigosos. São mais de 700 profissionais no Brasil e na América do Sul. Certificada pelas normas ISO 9001 e 14001, OHSAS 18001 e pela UNE-ISSO 22320:2013 a Suatrans está sempre buscando soluções e inovações em tecnologias específicas para gestão de riscos ambientais e capacidade de respostas.

Fonte: Raízen

Compartilhe.

Escreva um comentário