Em evento comemorativo de 35 anos, AEA anuncia vencedores do XIII Prêmio de Meio Ambiente

0

A AEA – Associação de Engenharia Automotiva realizou na última quinta-feira, dia 6 de junho, o XIII Prêmio AEA de Meio Ambiente, em noite comemorativa de 35 anos de sua fundação, com a participação de cerca de 200 convidados, na Casa Traffô, em São Paulo. Nesta edição do Prêmio AEA, 55 trabalhos foram inscritos nas quatro categorias: Jornalística, Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social e Tecnologia. Os trabalhos foram analisados por uma banca de jurados, liderada por Alfredo Castelli, coordenador do evento.

Na Categoria Jornalística, a grande vencedora foi a reportagem intitulada “A hora dos elétricos”, de autoria de Itamar Melo de Oliveira, do jornal Zero Hora, de Porto Alegre. As menções honrosas ficaram para os trabalhos “Carro elétrico, híbrido, sustentável e autônomo: tendência ou necessidade?”, de Gislene Maria Bastos, repórter do Grupo RIC, e “ Nissan Leaf é o primeiro elétrico autorizado a usar smart grids na Alemanha”, de Gustavo Henrique Ruffo, da Autocar Brasil.

O título de melhor trabalho da Categoria Responsabilidade Ambiental foi para “Aumento de descarte de pré-filtro separadores água/óleo diesel gerados pelo aumento da porcentagem do biodiesel”, dos autores Alan Bonel, Eloisa Parkutz, Lucio Araújo, Marcio José Cirino, Marcos Marcondes, Sergio Amaral e Thiago Nogueira, das empresas Volkswagen Caminhões e ônibus, Unesp IPBEN, Parker Hannifin, Universidade Estácio de Sá e Teccom Tecnologia em Combustíveis. Ainda na categoria, levaram as menções honrosas os trabalhos “Ideias inovadoras para a redução de resíduos nos processos produtivos e indiretos”, de Anderson Romeira, Fábio Muniz, Joana Amaral, Lediane Barros, Luís Gaya e Rosimário Sá, da Honda, Automóveis do Brasil, e “Sala E·H General Motors São Caetano do Sul – espaço socioambiental interarivo de engenharia de eficiência hídrica e energética””, dos autores Andreiele Ribeiro Pinto, Eduardo Chuqui Junior e Leonardo Sanches Junior, da General Motors do Brasil.

Graziela Araújo Pontes, da Renault do Brasil, com o paper “Projeto supera”, foi a grande vencedora na Categoria Responsabilidade Social, este ano pela segunda vez consecutiva. As menções honrosas desta categoria ficaram para “Projeto conectando a comunidade à natureza”, de Andressa Albanus, Audrey Lemes e Julia Kunrath, da General Motors, e “Eco Ginc Facens”, de autoria de Francisco Alencar, Lourranny de Souza, Raquel Barbosa e Tamara Nanni, da Facens – Faculdade de Engenharia, Tecnologia e Arquitetura de Sorocaba.

E, finalmente na Categoria Tecnologia, os vencedores foram Adriano Cagnin, Renato Leite, Ronaldo Ramos e Thiago Cabrelon, da Robert Bosch, com o trabalho “Lifecycle assessment on powertools”. Uma das menções honrosas ficou para o “Ônibus Volkswagen e-flex: plataforma co o mais abrangente e inovador conceito de flexibilidade e modularidade a ser aplicado em veículos comerciais elétricos”, dos autores Alexandre Nogueira, Argel Franceschini, Carlo Fernandes, Daniel José Ribeiro, Fabrício Kawakami e Rodrigo Chaves, da MAN Latin America. A outra foi entregue para Luiz Gustavo Amaral, da ESSS, com o trabalho intitulado “Optimization based on 3D CFD simulations of an axial turbine from a small gas turbine engine”.

Em relação aos 35 anos de fundação, a AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva homenageou os engenheiros, executivos e representantes de órgãos governamentais, montadoras, sistemistas e universidades, por meio das 81 empresas e instituições mantenedoras da entidade.

Fonte: AEA

Compartilhe.

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.