Especialista em economia explica significado de termos e siglas da área

0

* Bruna Allemann    –     A economista defende que pessoas comuns também devem entender as palavras usadas constantemente por estes profissionais.  Quando se trata de assuntos relacionados a economia, muitos brasileiros ficam perdidos não apenas em relação às próprias contas, mas também sobre os termos complicados utilizados para tratar o tema, até mesmo porque nos últimos anos, algumas siglas e palavras em inglês se popularizaram entre os que apreciam o assunto.
Com isso em mente, Bruna Allemann, que é profissional na área há mais de 10 anos, elaborou uma lista com alguns dos termos utilizados em artigos e notícias desse segmento. “Eu acredito que todas as pessoas devem ter acesso a economia e isso certamente envolve as palavras. Ainda que nem todas façam parte do dia a dia de pequenos empreendedores, são expressões complexas que estão em jornais e matérias diariamente e que precisam ser entendidas por todos”, explica.

Conheça abaixo alguns dos termos mais citados:

Capital social e de giro: o capital social é o investimento inicial necessário para abrir uma empresa, varia de acordo com o segmento. Já o capital de giro, trata-se dos valores que estão disponíveis em caixa, como uma reserva quando a empresa não está faturando lucro, e é essencial pensar nele para não recorrer a outras instituições como uma saída.

Receita bruta e líquida: toda receita é referente aos valores que entram em caixa, no entanto, podem ser divididas de duas formas, sendo que a receita bruta é o valor total e a líquida é a que está deduzida de impostos e custos, ou seja: o lucro real.

Fluxo de caixa: são todas as movimentações feitas numa empresa, as contas pagas, impostos, o que entra e o que sai. É muito importante ter um controle desses valores para que a empresa tenha uma boa saúde financeira e não fique em risco. Segundo Bruna, muitos empreendedores deixam de analisar o caixa e por conta disso, acabam quebrando.

ROI (Retorno sobre investimento): o ROI é uma medida interessante para empresas que fazem uso de marketing. Através de cálculo ele permite quantificar quanto de lucro determinado investimento rendeu. Seja com um anúncio na internet ou em mídia física é importante medir como isso afetou o negócio e se foi positivo ou não.

Stakeholder: basicamente são todas as pessoas que afetam a empresa de forma direta ou indireta. São aqueles que têm interesse no negócio, desde o dono, sócios a fornecedores, clientes e até mesmo os concorrentes.

DRE (Demonstração de resultado do exercício): se trata de um documento contábil que conta com informações importantes que estão no fluxo de caixa. Nele é possível verificar se a empresa teve lucro e prejuízo em determinado período.

A especialista relata que existem ainda mais palavras que precisam ser associadas ao exercício da economia, mas que por não fazerem parte do cotidiano das pessoas não é necessário trazer com intensidade. “A terminologia dessa área é enorme, mas é claro que com interesse é possível aprender todos os significados”, finaliza.

* Bruna Allemann   –  É economista e atuou dez anos no mercado de crédito e investimentos para clientes de alta renda, auxiliando os médios e grandes empresários principalmente dos setores de agronegócio e comércio exterior. Através de estudos financeiros apresentou grandes oportunidades de redução de pagamento de impostos através de operações financeiras incentivadas, reduzindo custos financeiros e ajustes de fluxo de caixa de agricultores para captação de recursos durante as safras. Atualmente auxilia brasileiros a internacionalizar suas empresas, dolarização de patrimônio através de gestão e imigração através investimentos americanos e consultoria para sucessão patrimonial. Em mais um grande desafio, também é diretora de investimentos e capital markets para a América do Sul de uma grande empresa de Real Estate americana. Para saber mais, acesse o perfil @brualllemann

Compartilhe.

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.