Grande ABC e Turim unem forças para avançar nas questões de desenvolvimento urbano sustentável

0

A cidade italiana e o Consórcio ABC firmaram acordo de cooperação para implementar e gerir práticas urbanísticas sustentáveis de maneira integrada e participativa

De 26 de fevereiro a 1 de março, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC – Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra –  esteve reunido com representantes da cidade de Turim (Itália), dando início ao intercâmbio que prevê soluções para impulsionar o desenvolvimento urbano sustentável. É a primeira iniciativa do acordo de cooperação, firmado no final de 2017, no contexto do Programa de Cooperação Urbana Internacional (IUC-LAC) da União Europeia – plataforma interdisciplinar entre os blocos América Latina/Caribe e a Europa em Planejamento Urbano Sustentável – para enfrentar conjuntamente os desafios atuais e futuros.

Durante a rodada de encontros, oportunidade em que a delegação de Turim – composta por Giuseppe Estivo, do Departamento de Mobilidade e Transportes da Cidade de Turim, Chiara Lucia Feroni, Analista Sênior de Negócios da Torino Wireless Foundation, Andrea Chicco, pesquisador do Departamento de Transportes da Escola Politécnica, e Fabrizio Arneodo, chefe de Tecnologia da Telematic Technologies, responsável pelo sistema de Tráfego de Turim – pode conhecer os desafios do Grande ABC, foi dada a largada do projeto Cidades Compartilhando Inovações em Mobilidade, que implica na coordenação, gestão e operação intermunicipal dos serviços de transporte público na região e criação de um projeto-piloto de um sistema integrado e inteligente.

Ao final dessa semana de trabalho, que incluiu visitas técnicas em órgãos e instituições de transportes dos governos municipais e universidades como Escola de Engenharia Mauá e Escola Politécnica da USP , ficou definido que uma delegação representante do Consórcio Grande ABC, visitará a cidade de Turim no próximo mês de maio.

Outros participantes

No Brasil, as cidades de Araripina (PE), Belo Horizonte (MG), Benedito Novo (SC), São Leopoldo (RS) e Vitória (ES), também aderiram ao Programa IUC, assim como as que compõem o Consórcio do Grande ABC. Da América Latina participam, ainda, as regiões de Bogotá-Cundinamarca (Colômbia) e Chihuahua (México), e as cidades argentinas de Rosário e Rio Grande.

Sobre IUC

O Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) tem como objetivo apoiar cidades em diferentes regiões do mundo para conectar e compartilhar soluções para problemas comuns em relação ao desenvolvimento urbano sustentável e da luta contra as Mudanças Climáticas. A iniciativa comunitária está baseada em três áreas principais: a cooperação entre cidades que proporcionará uma plataforma para o intercâmbio de conhecimentos e melhores práticas em desenvolvimento urbano; o estabelecimento de uma aliança global de prefeitos para o Clima e a Energia; e, para a América Latina, um programa de intercâmbio entre regiões para estimular o desenvolvimento econômico por meio inovação, competitividade e especialização inteligente.

Para a região da América Latina e Caribe, o IUC-LAC, o programa, com três anos de duração, tem previsto um orçamento de aproximadamente 5 milhões de euros e prevê a participação de 20 cidades da Argentina, Brasil, Colômbia, Chile e Peru, para colaborações com seus homólogos europeus. O Pacto Global dos Prefeitos para o Clima e Energia será estabelecido em 20 países da região.

Fonte: Consórcio Grande ABC

Compartilhe.

Escreva um comentário