Projetos de VLT começam a sair do papel

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  • Além da ampliação do VLT da Baixada Santista, foram iniciados testes em Brasília
  • Estudos estão sendo realizados em Sorocaba (SP), Brasília (DF) e Niterói (RJ)
  • Fornecedores da modalidade, que tem crescido em todo mundo, estarão presentes na 21.ª NT Expo, que já está com credenciamento aberto

O VLT Carioca, no Rio de Janeiro, e o da Baixada Santista, ligação entre as cidades paulistas de Santos e São Vicente – e que será ampliado -, têm inspirado outros municípios a desenvolverem projetos desse tipo de transporte – o veículo leve sobre trilhos, que é uma versão moderna dos antigos bondes.

No fim de janeiro, foram iniciadas viagens experimentais do VLT que ligará Brasília a Valparaíso (GO), no entorno do Distrito Federal. A fase de testes, com uso de dois vagões e sem passageiros, vai durar dois meses, período em que serão avaliadas estabilidade, velocidade e segurança do meio de transporte. O sistema operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) é uma versão “tropicalizada” de VLT que aproveita trilhos existentes e é movido a diesel, como já ocorre nas cidades de Natal (RN), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Recife (PE), além dos sistemas de Fortaleza, Cariri e Sobral (CE), operados pela Cia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor).

“O VLT é uma tendência mundial. Não temos que inventar a roda. Precisamos ver o que deu certo em outros lugares e, se preciso, fazer adaptações necessárias para usar aqui”, diz o presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Joubert Flores.

Alguns dos principais fornecedores para esse segmento estarão na 21.ª NT Expo, que acontece de 19 a 21 de março, no São Paulo Expo, na capital paulista. Criada em 2006, a Alberoni e Arruda Serviços de Engenharia é especializada em via permanente e mostrará na feira a expertise adquirida com o uso de novas tecnologias para a construção do VLT Carioca, no Rio de Janeiro, respondendo por toda a montagem de superestrutura da via permanente da obra. Em 2016, a empresa também trabalhou em projetos de mobilidade de Salvador (BA).

A Cisa Trading, especializada em atendimento de licenciamentos e assessoramento de clientes sobre legislação tributária, aduaneira e regulatória, estará no estande com a EVRAZ, produtora de trilhos ferroviários e rodas para locomotivas e vagões. A Cisa Trading desenvolve junto à EVRAZ todo o processo de homologação dos produtos nas principais ferrovias de carga e de passageiro do País.

“O segmento de passageiros conta com importantes projetos em vista. Isso demonstra a importância de a 21.ª NT Expo ser realizada neste momento”, destaca a gerente geral do portfólio de infraestrutura da Informa Exhibitions, organizadora do evento, Márcia Gonçalves. Segundo a executiva, desde dezembro, os espaços da feira estavam 100% comercializados.

Em estudo

O município de Sorocaba, no interior de São Paulo, pode ter o edital para construção de seu VLT lançado no segundo semestre de 2019. Também com aproveitamento de traçado, o estudo inicial prevê 24,1 km de extensão, sendo 12,9 km na primeira fase e 11,20 km na segunda. Com isso, o sistema deverá ligar o distrito de Brigadeiro Tobias, pertencente a Sorocaba ao bairro de George Oetterer, divisa com o município de Iperó. A estimativa é que sejam transportados de 150 mil a 200 mil passageiros por dia.

O Governo do Distrito Federal divulgou no mês passado o edital de chamamento de manifestação de interesse para a implantação do VLT na via W3. Por meio de uma PPP, o projeto deve levar em conta um sistema de transporte que ligue os terminais da Asa Sul e da Asa Norte, passe pela W3 e chegue até o Aeroporto Internacional de Brasília.

A Prefeitura de Niterói (RJ) é outra interessada em um sistema de VLT. O município fluminense aguarda financiamento de recursos para fazer um estudo de viabilidade de um projeto na cidade, pois o estudo de pré-viabilidade está pronto.

Outras cidades que têm interesse na implantação de VLT, mas adiaram os projetos por diferentes questões, são: Goiânia (GO) e Cuiabá (MT). Pelo balanço da ANPTrilhos, os dois projetos têm potencial para contratação ou início de obras até 2023.

Saiba mais sobre o evento, acessando www.ntexpo.com.br

NT Expo – 21ª Negócios nos Trilhos

Data: 19 a 21 de março

Horário: 13h às 21h

Local: São Paulo Expo – Rod. dos Imigrantes – Vila Água Funda, São Paulo – SP

Sobre a NT Expo – 21ª Negócios nos Trilhos

Principal encontro de negócios do setor de transporte metroferroviário da América Latina, a NT Expo reúne os mais renomados fornecedores, formadores de opinião e players dos segmentos de carga e passageiro, nacionais e internacionais. O evento consolidou-se como plataforma de geração de negócios, networking e melhores práticas. A NT Expo é organizada pela Informa, que em junho de 2018 tornou-se o grupo líder em serviços de informação B2B e o maior organizador de eventos do B2B no mundo. Para saber mais e para as últimas notícias e informações, visite:www.informa.com

Para evitar filas, faça hoje mesmo o seu credenciamento para a 21.ª NT Expo: http://www.ntexpo.com.br/pt/credenciamento

Sobre a Informa Exhibitions

A Informa Exhibitions, divisão de exposições globais da Informa PLC, permite que as comunidades em todo o mundo se engajem, experimentem e façam negócios, fornecendo-lhes plataformas poderosas para se conectarem a regiões-chave e mercados verticais. O conhecimento do setor, aliado a uma abordagem inovadora e centrada no cliente, oferece aos clientes e parceiros da Informa Exhibitions a oportunidade de criar vantagens comerciais e acessar os mercados, tanto digital quanto presencial, 365 dias por ano.

Fonte: NT Expo 2019

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