Receita Federal de Campos ministra seminário sobre controle aduaneiro no Porto do Açu

0

O Porto do Açu recebeu três representantes da Receita Federal de Campos, que ministraram um seminário sobre controle aduaneiro, no auditório do Centro de Visitantes do empreendimento. O evento, realizado nesta quinta-feira, 26, foi de aprendizado e troca de experiências sobre os procedimentos de vistoria de pessoas, veículos e mercadorias dentro das exigências legais. Cerca de 60 pessoas das equipes de Vigilância e Segurança Patrimonial do Complexo Portuário estiveram presentes no evento.

“O seminário foi altamente relevante para atualizar as equipes das portarias das áreas alfandegadas sobre a importância da atividade que desempenham, em conjunto com a Receita Federal. Foi uma oportunidade também de entender a rotina de trabalho do órgão e estreitar o relacionamento com seus representantes”, pontuou Célia Daumas, gerente de Projetos e Infraestrutura do Porto do Açu.

Para a Receita Federal, que normalmente acessa o Complexo Portuário para cumprir as tarefas de praxe do órgão, poder se reunir e abrir diálogo com os colaboradores em um momento reservado foi muito acrescentador.

“A nossa atividade e a do Porto do Açu têm que andar sempre em conjunto, por isso a importância de compartilharmos as nossas informações e conhecimentos. Este tipo de encontro só tem a fortalecer o nosso relacionamento”, afirmou Renato Braga, delegado adjunto da Receita Federal, em Campos.

Os colaboradores do Complexo Portuário aproveitaram o seminário para tirar dúvidas e dividir experiências. “Esta troca é muito importante, até porque nós dependemos da Receita Federal e eles também dependem da gente. O alinhamento de procedimentos é fundamental para nos respaldarmos do quê, como e quando fazer, assegurando a boa relação entre ambas as partes”, disse Renato Louzada, supervisor de Segurança Patrimonial do Porto do Açu.

O Complexo Portuário conta com três terminais alfandegados, certificados pelo governo brasileiro, e que atuam dentro dos padrões recomendados pelo Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code), estrutura de segurança adotada mundialmente para prevenir atos ilícitos e contra navios e instalações portuárias.

Fonte: Prumo Logística

Compartilhe.

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.