Scania Brasil alcança liderança mundial em vendas de pacote Desempenho dos Serviços Conectados

0

Marca atingida chega a 10 mil veículos ativos; custo competitivo permite acompanhamento em tempo real e garante retorno imediato de investimento

A Scania atualmente é referência em soluções de mobilidade para as empresas, para a sociedade e para o meio ambiente. Boa parte de sua reputação no mercado vem de soluções inovadoras, como os Serviços Conectados, que oferecem os pacotes Análise (gratuito) e Desempenho (pago e mais completo). Em agosto, a unidade brasileira atingiu a liderança de pacotes Desempenho no ranking mundial entre os mais de cem países onde a montadora atua e comercializa serviços. São mais de 10 mil veículos rodando com o pacote, que representam 42% dos Serviços Conectados ativos.

“Na prática, os clientes Desempenho são aqueles que investem porque acreditam no custo-benefício da ferramenta, e também na diminuição de custos como combustível, desgaste de pneus e manutenção, que são consideráveis na vida útil do caminhão. Chegamos à liderança mundial, mas queremos mais. Nossa meta é manter essa performance”, analisa Alex Barucco, responsável pelos Serviços Conectados da Scania no Brasil.

Como funcionam os pacotes

O pacote Análise, que é gratuito por 10 anos, oferece relatórios semanais e mensais. Já o Desempenho, que oferece um custo muito competitivo no mercado, permite acompanhamento em tempo real tanto do veículo como da forma de condução, individualmente, e garante um retorno imediato do investimento.

A solução Scania, ao possibilitar alternativas mais rentáveis, garante uma importante ferramenta para otimizar o trabalho de seus clientes. No dia a dia ajuda o transportador a melhorar a performance e gestão da frota com o uso inteligente de dados e o trabalho em parceria e suporte com a rede de concessionárias da marca.

Através dos Serviços Conectados, os dados são enviados por um módulo (Communicator), instalados de fábrica nos modelos desde 2016. Para veículos a partir de 2012, é possível instalar o sistema, com valor competitivo e atraente.

24 mil veículos conectados no Brasil

Lançados em 2017, os pacotes Análise e Desempenho fazem a diferença na nova gestão dos clientes de transportes de cargas. O projeto já alcançou a marca de 24 mil veículos conectados no Brasil e caminha firme para atingir 30 mil até o final deste ano.

Do total, são mais de 22.678 caminhões (94%) e 1.416 ônibus (6%) ativos com o serviço. Os números mundiais são impressionantes: chegam a mais de 400 mil veículos comerciais conectados, que geram dados para melhorias nas operações e economia aos clientes Scania.

“Os Serviços Conectados são uma maneira inteligente de fazer a gestão da frota e controlar os custos operacionais. Os dados são disponibilizados online para a Scania e sua rede de concessionárias, capilarizada pelo Brasil e muito bem treinada. Assim, oferecemos um importante trabalho de apoio para quem usa veículos Scania, reduzindo gastos, aumentando o tempo do veículo rodando e tornando o serviço mais rentável e competitivo. O resultado é uma maior satisfação de nossos clientes”, conclui Barucco.

Além do desenvolvimento competitivo de seus veículos, nos últimos anos a Scania vem trabalhando forte para aumentar os benefícios de automação. O foco é oferecer modelos com capacidade de transmitir não apenas dados, mas também informações e soluções a partir destes módulos de conectividade.

O crescimento dos veículos conectados Scania vem apresentando números impressionantes nos últimos dois anos. Em 2017, eram 6.800 unidades, que passaram a 15 mil em 2018 e agora 24 mil nestes oito meses fechados do ano.

Balanço de Serviços em 2019: Projeções otimistas

O acumulado de 2019 para os serviços tem sido extremamente positivo. Comparando-se o período de agosto de 2019 com o de 2018, as vendas de programas de manutenção (PMS) aumentaram 37%. O portfólio cresceu 44% em comparação a 2018 (de 9.247 para 13.315 veículos com PMS) e a meta estabelecida está em 16 mil veículos até o final do ano. Atualmente, o plano Flexível já representa 70% de todos os PMS vendidos para caminhões novos.

O revolucionário programa com planos flexíveis já está presente em 6 mil veículos e representa aproximadamente 50% nas vendas dentre todas as modalidades de PMS, e 45% do portfólio total dos programas ativos.

Fonte: Scania

Compartilhe.

Escreva um comentário