Tecnologia aumenta a eficiência e a produtividade em 25% na fiscalização móvel de estacionamento rotativo

0

A captura de placas por app e câmeras inteligentes contribui para melhorar a

rotatividade de veículos estacionados

Mesmo diante da pandemia e do isolamento social, os sistemas que fornecem informações em tempo real e fazem a gestão de dados veiculares são essenciais para o trabalho de monitoramento urbano, tanto para controlar a rotatividade de veículos estacionados quanto para melhorar o fluxo de automóveis.

Tais soluções são aliadas da mobilidade urbana e do sistema de gestão de trânsito. De acordo com o consultor da Pumatronix Fabio Avila, o ITSCAMPRO VTR-4 é uma dessas soluções, que além de fazer o reconhecimento de alta precisão de placas de veículos, por meio da tecnologia GPS, registra  data, hora e  localização precisa de onde o automóvel foi identificado.

Atualmente, o sistema já está em operação em diversos municípios do Brasil, entre eles Araraquara (SP), Araçatuba (SP), Piracicaba (SP), São José dos Campos (SP),  Rio Verde (GO), Gravataí (RS), Porto Alegre (RS), Juiz de Fora (MG), Caruaru (PE), entre outros. Além disso, está em fase de implantação nas cidades de Araucária (PR), São Paulo (SP) e Gramado (RS).

A tecnologia utilizada permite a identificação de todas as placas previstas pelo Contran, inclusive do novo padrão Mercosul. Portanto, o ITSCAMPRO VTR-4  é uma excelente alternativa para as cidades onde o estacionamento rotativo automatizado já é realidade.

No caso de Curitiba, onde a Pumatronix está localizada, os motoristas utilizam o Estar Eletrônico, onde a compra e ativação são feitas via celular. Por meio de um aplicativo, o motorista consegue ativar e prolongar o tempo de permanência do estacionamento, com agilidade e segurança.

“Com o estacionamento rotativo digital, é possível ter um agente que passa fiscalizando cada veículo, ou um carro/ moto pode fazer essa fiscalização com o auxílio de uma solução, que reconhece as placas, informa a posição desse automóvel e verifica se o mesmo está com o crédito ativo. Ou seja, o sistema instalado nesse carro ou moto otimiza o tempo dos monitores de trânsito, além de trazer assertividade durante as checagens e eficiência. É mais segurança para quem fiscaliza e também aos próprios motoristas que utilizam os estacionamentos rotativos”, explica Avila.

Ainda segundo o consultor da Pumatronix, essa solução oferece muitos ganhos de produtividade para o monitoramento, pois permite até quatro câmeras em operação simultânea. “Enquanto um agente faria a conferência manual em três quadras, com a solução consegue fazer em 20 quadras”, diz. Com essa tecnologia, também é possível sinalizar o status de irregularidade dos veículos estacionados, trazendo segurança para as cidades e atuando como uma solução polivalente.

Leitura de placas via mobile

Outra solução para o reconhecimento automático de placas é  o JIDOSHA Mobile, um app para smartphones que combina portabilidade e eficiência. “Com ele, o agente de trânsito passa a pé e apenas aponta o celular para o veículo, que faz a identificação, isto é, ele não precisa digitar cada placa. Com isso, o profissional ganha de 20 a 25% de produtividade, o que amplia a eficiência e diminui o custo operacional das empresas que fazem o controle de estacionamentos rotativos”, pontua Avila.

Para conferir essas e demais soluções para a mobilidade urbana e o monitoramento eficiente do trânsito, visite o site da empresa: www.pumatronix.com.

Sobre a empresa – A Pumatronix é uma empresa brasileira de alta tecnologia que fabrica e desenvolve soluções para ITS (Intelligent Transportation Systems) de alta acuracidade na captação e processamento de imagens. Os constantes investimentos em pesquisa e desenvolvimento resultam em um portfólio de produtos eficientes que visam facilitar a gestão do tráfego urbano e rodoviário. Desta forma, a companhia contribui para a modernização das cidades inteligentes e mobilidade urbana. Para mais informações, acesse:  https://pumatronix.com/.

Fonte: Pumatronix

Compartilhe.

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.