Tesla apresenta modelo de caminhão elétrico

0

A Tesla apresentou seu primeiro modelo de caminhão elétrico, o Tesla Semi,  em cerimônia na Califórnia. O veículo, batizado dessa forma por ser considerado um semirreboque, pode carregar até 36,3 toneladas e tem uma autonomia de 805 km.

Com visual futurista por dentro e por fora, o novo caminhão utiliza quatro motores elétricos para aceleração e promete rodar até 800 quilômetros com apenas uma carga de bateria, mesmo com sua capacidade máxima de carga atingida.

De acordo com a fabricante, o caminhão pode atingir de 0 a 100 km/h em cinco segundos sem cargas e em 20 segundos com sua capacidade máxima, números bem próximos aos de veículos esportivos. Além disso, possui algumas funções semiautomáticas, como frenagem emergencial e de manutenção em faixa.

A produção do veículo está prevista para 2019. No entanto, atrasos recentes para a execução de outros projetos da companhia fazem com que o mercado olhe com desconfiança para a data.

Nos Estados Unidos, o combustível e a mão de obra juntos representam 64% dos custos do transporte rodoviário. E de acordo com o Departamento de Energia dos EUA, os caminhões da Classe 8 – com capacidade próxima a do Tesla- transportam 80% de todos os bens no país e representam 22% do consumo total de energia no transporte.

De acordo com a Agência Internacional de Energia, no mundo, caminhões com capacidade de carga próxima a do Tesla Semi representam sete por cento das emissões de gases de efeito estufa.

Fonte: A Tribuna

Compartilhe.

Escreva um comentário